Google Analytics Básico

O que são métricas?

Muitas pessoas, me perguntam o que são métricas? E muitos que sabem, não fazem ideia de quais são importantes para o seu negócio.

o que sao métricas?

o que sao métricas?

Quando falamos de Web Analytics, a primeira lembrança de muitas pessoas é o a ferramenta Google Analytics. Além de ser a ferramenta de análise mais utilizada do munto (cerca de 84%), a versão gratuita é muito completa e atende bem a maioria das necessidades.

Para quem é iniciante em Web Analytics, as métricas que o Google Analytics fornece, não são de fácil compreensão.

Para simplificarmos a ideia de métricas, entenda que tudo que falamos de resultados em quantidades são métricas.

Exemplos:

  • Quantos usuários acessaram nosso site o mês passado?
  • Qual a taxa de rejeição dessa página?

Vamos explicar o significado de algumas métricas básicas do Google Analytics.

  • Sessões - Cada vez que o usuário acessa seu site.
  • Usuário - É a quantidade de pessoas acessaram o seu site independente do número de vezes.

Se um usuário acessar o seu site 7 vezes no mesmo dia, ficaria assim no Google Analytics: 1 Usuário, 7 Sessões.

Essas duas métricas são muito importantes de serem analisadas, elas informam diretamente se o site está estável com o mesmo número de usuário e sessões, quer dizer que não está atraindo novos usuários e que os usuários que acessam o site são sempre as mesmas.

 

Existem muitas outras métricas que são importantes, para serem analisadas no Google Analytics:

  • Visualizações de página
  • Taxa de Rejeição (Bounce Rate)
  • Taxa de Saída
  • Porcentagem de novas sessões
  • Origens de tráfego
  • Dispositivos (mobile, tablet e desktop)

Diversas análises podem ser feitas para cada métrica e a combinação de várias métricas do Google Analytics podem gerar informações para tomada de decisões mais estratégicas para o seu negócio.

Trecho do curso Google Analytics Básico

Para ver o conteúdo completo
garanta sua vaga na próxima turma

 

Como adicionar usuários no Google Analytics? (Ver Módulo Anterior)
(Ver Próximo Módulo) Métricas de marketing digital
Voltar para Curso Google Analytics Básico
Sem comentários

Todos os Módulos

Facilitador
marlene
Marlene Dualiby
Título : Founder
  • Website : www.marlenedualiby.com.br
  • Experiência : 15 anos
  • Especialista em : Arquitetura da informação, Design e Marketing Digital
Conheça Mais