Google Analytics Básico

Como o código do Google Analytics funciona?

Como o código do Google Analytics funciona? Essa pergunta pode ser respondida com outra pergunta, como você quer que ela funcione?

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Coleta de Dados para Sites

Para o funcionamento básico do Google Analytics, você pode adicionar a tag simples e ela funcionará básicamente com informações de exibição de páginas do seu site.

Para acompanhar eventos ou transações de e-commerce, você precisará adicionar mais tags complementares do Google Analytics.

Exemplos de usos de tags complementares do Google Analytics para Sites:

  • Agrupamento de Conteúdo
  • E-commerce
  • Sites OnePage
  • Portais de Conteúdo
  • Vídeos no site
  • Links externos
  • Banners

Coleta de dados para Aplicativos

Com o Google Analytics, você também pode coletar e analisar dados para seus aplicativos móveis.

Entretanto, a tecnologia utilizada para aplicativos móveis é diferente da utilizada em websites.

Neste caso, ao invés de utilizar um código de rastreamento baseado em JavaScript, Google Analytics utiliza um SDK – Kit de Desenvolvimento de Software.

Há SDKs diferentes para cada sistema operacional, incluindo Android e iOS.

SDK coleta informações sobre o usuário, as páginas acessadas por eles, o tipo de aparelho móvel utilizado e com que frequência o usuário acessa a app.

Esses dados são armazenados e reúnidos sob a forma de hits e enviados para sua conta do GA.

 

Coleta de dados para Equipamentos Digitais (Protocolo de Avaliação)

A coleta de dados para websites é feita por meio de um código em JavaScript, a coleta de dados para aplicativos móveis é feita por meio da tecnologia SDK, mas como ocorre a coleta de dados em outros tipos de equipamentos digitais?

Para mensurar dados provenientes de um ponto de venda ou atividades dos usuários em um quiosque ou terminal de caixa eletrônico bancário, por exemplo, você precisará utilizar um protocolo de avaliação para enviar dados de qualquer equipamento digital conectado à web para o Google Analytics.

Considerando a coleta de dados em websites e aplicativos móveis, o código de rastreamento cria hits automaticamente e os envia ao Google Analytics.

Porém, em outros equipamentos digitais, você deve criar os hits manualmente para poder coletar os dados.

O protocolo de avaliação de coleta de dados define como construir esses hits e como envia-los ao Google Analytics.

Para coletar dados dos usuários em um terminal de caixa eletrônico bancário, por exemplo, vamos definir que um hit seja criado toda vez que um usuário visualizar uma tela do terminal.

Assim como o código de rastreamente em JavaScript e em SDK, que inclui um número de identificação da conta do GA (UA-XXXXXX-X) em cada hit, você também deve adicionar um número de identificação UA-XXXXXXXX-X em cada hit enviado ao Google Analytics por meio de um protocolo de avaliação.

Finalizando, nós temos várias formas de coletar dados com o código do Google Anlytics e cada uma funciona para diferentes fins, mas sempre enviando os hits para o Google Analytics processar e gerar os relatórios.

Trecho do curso Google Analytics Básico

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Facilitador
marlene
Marlene Dualiby
Título : Founder
  • Website : www.marlenedualiby.com.br
  • Experiência : 15 anos
  • Especialista em : Arquitetura da informação, Design e Marketing Digital
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